[Ubuntu-BR] Java oficial da Oracle não poderá mais ser distribuído com distros Linux

edson edson_da2 em ig.com.br
Sexta Setembro 9 12:25:36 UTC 2011

Eu creio que quem usa Java no Ubuntu, acaba usando o OpenJDK, até por
ser instalado por padrão ou para satisfação de dependências. Eu
particularmente, acabo baixando do site da Oracle para uso tanto no
Windows quanto no Linux, por ser a última versão disponível e porque o
pacote sun-java6, fica uma versão atrás do oficial na maioria das vezes.
No Windows, o JDK/JRE da Oracle não vem junto. Tem que ser baixado e
instalado à parte. E partir de então, os usuários do Linux, terão que
fazer a mesma coisa, caso queiram usar a versão oficial. No caso do
Linux (Ubuntu, especificamente), há várias vantagens, pode-se ter várias
versões instaladas (OpenJDK + Oracle JDK), e o uso do
update-alternatives na linha de comando completa todo o resto. No
momento em minha máquina estão instalados os seguintes:

/usr/bin/gij-4.4
/usr/lib/jvm/java-6-openjdk/jre/bin/java
/usr/local/jdk1.6.0_26/bin/java
/usr/local/jdk1.7.0/bin/java

Nunca tive problemas ao usar tanto a versão 32 quanto a de 64 bits.
Embora meu computador suporta a versão de 64 bits do Ubuntu, eu ainda
usa a de 32 para desktop, onde tudo funciona perfeitamente.