[Ubuntu-BR] Uso excessivo de swap

Anderson naufragoweb em gmail.com
Domingo Setembro 4 23:07:57 UTC 2011

Ok.
Seu problema então deve ser com algum processo em especifico que está
trabalhando de forma anormal. O comando "top" deve te mostrar os
processos ativos e os que mais estejam "comendo" memória. Outro caminho
seria analisar os logs do sistema.

De qualquer forma, seria uma boa providencia eliminar a possibilidade de
um erro na imagem .iso do Ubuntu que você instalou medindo o MD5 tanto
da iso quanto do CD gravado. Tem dois ótimos artigos que ensinam como
medir o MD5 de uma iso:

http://ubuntued.info/faca-download-do-ubuntu-11-04-natty-narwhal
http://andregondim.eti.br/ubuntu/confira-o-hash-e-nao-perca-cds-ou-dvds/

Para medir o MD5 do CD já gravado:

acesse o ponto de montagem do CD ( geralmente em /media/Ubuntu 11.04 ???
) pelo terminal. Dentro da pasta, digite:

_*md5sum -c md5sum*_

Pronto! Confira as mensagens, se tudo estiver OK, você vai ver na tela a
palavra "SUCESSO" em todos os arquivos testados por esse comando. Se
não, já sabe... providencie um novo CD com o Hash correto.

A fonte de onde eu extrai a informação, afinal créditos devem ser dados :)

http://ubuntu-for-humans.blogspot.com/2010/04/how-to-verify-integrity-of-your-ubuntu.html

Se tudo estiver OK tanto com a imagem quanto com o CD, ae é hora de
analizar os processos e os logs do sistema para descobrir o que está
acontecendo.

Inté
Anderson

PS.:  Paulo, valeu o link! Show mesmo! Mas eu ainda não me atreveria a
mexer num kernel. Mais pra frente, quem sabe :)