[Ubuntu-BR] HD com BAD BLOCKS

Marcelo Silva (IG) marcvan em ig.com.br
Quinta Setembro 1 16:29:19 UTC 2011

Confesso que não confio muito em HDs acima de 500GB dá medo só de pensar em
perder 1T de dados.

-----Mensagem Original-----
From: Ksatrya_Linux
Sent: Thursday, September 01, 2011 1:14 PM
To: Lista de discussão do LoCoTeam Brasileiro
Subject: [Ubuntu-BR] HD com BAD BLOCKS

Boa tarde amigos da lista!

Estou super entrigado com uma coisa... Há alguns meses comprei dois HDs de
1.5 TB para meu computador, passados alguns meses eu resolvi instalá-los e
finalmente fazer uso deles, pois bem, tenho a mania de de tempos em tempos
verificar o utilitário de disco que já vem no sistema e com isso verificar o
status do SMART dos discos plugados em minha máquina, infelizmente o
utilitário acusou que os meus dois discos novos de 1.5 TB continham setores
defeituosos. Fiz dois testes que me recomendaram aqui neste forum, um foi o
*e2fsck -fcv /dev/sdax* e não foram encontrados nenhum bad block e o outro e
mais demorado foi o: *badblocks -o encontrados.dat -w -v /dev/sdax* e após
30 horas de verificação também recebi o retorno de que nenhum bad block foi
encontrado mas mesmo assim fui ao fornecedor que me vendeu os HDs para
análise e troca, após dois dias de verificação o fornecedor verificou que um
HD realmente estava com bads mas o outro não, sendo assim, retornei com um
HD novo trocado e o outro que já tinha instalado na minha máquina. Quando
voltei a plugá-los de cara quando verifiquei novamente o status do SMART, o
utilitário de disco indicava que os dois discos estavam bons mas no dia
seguinte o HD que eu havia levado ao fornecedor e o mesmo dissera que
segundo os testes deles o HD estaria bom, voltou a dar que o disco continham
setores ruins. Voltei a fazer os testes com os mesmos comandos citados acima
e novamente recebi a informação de que não foram encontrados nenhum
badblock. E agora, em quem devo confiar? Posso confiar nos testes que fiz e
ter a certeza de que meus discos não possuem BADs? E que diabos de
utilitário é esse que está sempre me dizendo que o disco está com setores
ruins mas é desmentido pelos testes de checagem que realizo. Esse
diagnóstico do utilitário de discos do linux é realmente confiável? Se
alguém puder me ajudar eu ficaria muito agradecido. Abraços,

Kshatryna tux