[Ubuntu-BR] 11.10: Problemas pra uns, sucesso pra outros. Como explicar?

Sidney slinstj em gmail.com
Sábado Outubro 22 14:38:03 UTC 2011

Olá André,

Então, já tentei duas vezes usar o kubuntu mas realmente não tem jeito. Na
"primeira" vez (o 11.04) usei por 8 horas e não consegui mais. Confesso que
senti um alívio ao voltar para o Ubuntu. Agora, o K 11.10, baixei e instalei
numa máquina virtual e demorou bem mais pra instalar e pra iniciar em
comparação com o xubuntu 11.10 (comparando aqui na mesma VB).

Acho o KDE um ótimo wm quando analiso algumas funcionalidades. Inclusive eu
gostava muito dele quando usava no finado Mandrake, a primeira distro que
conheci, acho que em meados de 2001/2002. Tenho quase certeza que era kde
nela, mas já faz muitos anos e não posso afirmar. E acho que quando usava o
Slackware também era o KDE (2002/2003), mas não tenho certeza.

Mas, hoje que conheço o gnome (unity ou não) "enxergo" um pouco de poluição
no kde: excesso de transparência, pouco contraste nas janelas e eu não
consigo aproveitar ao máximo minha tela do note (16") como consigo no
ubuntu. Também não gosto do menu, nem da "central de programas" dele, nem do
fato de vir com Konq como padrão (é um exagero, mas me faz lembrar de longe
a ms com o ie, embora o konq seja bem melhor que o dito cujo). E não gosto
da velocidade na abertura de programas, arquivos e no boot.

É mais provável que seja uma questão de gosto do que de falta de qualidade
do kde. Já o Ubuntu, ao meu ver, é muito objetivo: limpo, sofisticado,
rápido e consigo ser bem produtivo com ele. Consigo focar no conteúdo, no
meu trabalho, em vez de no sistema operacional em si. Até o empathy que eu
detestava agora gosto por causa da simplicidade (apesar de que pode melhorar
muito).

Mas é isso, não foi por falta de tentar.
Fico com o Ubuntu mesmo.
 <http://twitter.com/wmaior>

Abraço.