[Ubuntu-BR] Linux e Windows em convívio harmönico

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em varekai.org
Sexta Outubro 21 16:39:34 UTC 2011

Em 21 de outubro de 2011 13:15, luciano de souza <luchyanus em gmail.com>escreveu:

> O Windows é original, mas já ouvi falar de casos em que a
> desfragmentação não foi completa, pois o Windows deixava de
> desfragmentar alguma coisa. Então, a instalação do Ubuntu teria posto
> abaixo o Windows.

Acho que isso tem a ver com os tais "blocos que não podem ser movidos"
porque "pertencem ao sistema" e que insistem em ficar bem no meio do HD, pra
acabar com as esperanças de instalar outro sistema em dual boot. Esse
problema você pode contornar com um segundo HD, como sugeriu um dos colegas
aqui.

> Se está a mencionar o Gparted, então, está a sugerir que redimensione
> a partição e crie uma nova para o Linux. Mas o sentido de minha
> pergunta é exatamente de evitar este  procedimento, visto que não
> desejava colocar tanta responsabilidade em que a  desfragmentação
> fosse bem sucedida.

Mais um motivo pra considerar um segundo HD.

> O que entendia é que, instalando lado a lado, utilizava a mesma
> partição e, ainda que o disco estivesse fragmentado, não teria
> problemas.

Lado a Lado significa que ele vai criar um "arquivão" e "emular" uma
partição com Linux dentro dele. É o que o Wubi faz.

> Se, instalando lado a lado ou criando uma partição, há que se confiar
> que a desfragmentação foi bem sucedida, qual a vantagem real de
> instalar lado a lado?

No caso da instalação com Wubi, não precisa se preocupar tanto com a
desfragmentação. Vc tem de se preocupar é com a integridade dos dados desse
arquivão.

> Acho mesmo que ela gostará. O uso que faz do computador não é
> avançado. O Ubuntu é um sistema operacional que se preocupa com os
> iniciantes, enfim, acho que se dará bem.

Não tenho dúvidas de que qualquer pessoa pode trabalhar com o Ubuntu, sem
problemas. Tenho vários amigos que utilizavam Windows e passaram para o
Ubuntu, e agora não voltam para o Windows nem se ele fosse de graça. Mas
isso tem um preço: O suporte que presto a eles gratuitamente. Suporte esse
que é cada vez mais raro, porque eles acabam aprendendo a se virar
sozinhos...

> Se a resposta for que o modo "lado a lado" não oferece nenhuma
> segurança adicional de que dados não serão perdidos, de que o Windows
> não será corrompido, então, mais provável é que adote mesmo o
> particionamento. Tenho prática em fazê-lo. O redimensionamento da
> partição é que aperta o coração. Se o disco realmente estiver bem
> desfragmentado, compreendo que não há riscos. Mas será que isso é
> assim tão garantido?

Não. O Windows não será corrompido.

> E qual a vantagem da instalação Lado a Lado? É apenas um recurso
> destinado a quem não sabe particionar o disco? Mesmo neste caso, há
> que ser desfragmentado o disco?

IMHO, serva mais como demonstração do que pra rodar um sistema a sério. É
como ter uma Ferrari e sempre passear com ela em cima de um caminhão... =)
 Abraço.
--
Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador

"Para que as pessoas conquistem a paz em suas relações, a paz espiritual e a
paz entre os povos, é preciso que antes se ganhe a batalha interna das
virtudes sobre os defeitos" - Talal Husseini - Filósofo Acropolitano