[Ubuntu-BR] Linux e Windows em convívio harmönico

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Sexta Outubro 21 15:15:02 UTC 2011

O Windows é original, mas já ouvi falar de casos em que a
desfragmentação não foi completa, pois o Windows deixava de
desfragmentar alguma coisa. Então, a instalação do Ubuntu teria posto
abaixo o Windows.

Se está a mencionar o Gparted, então, está a sugerir que redimensione
a partição e crie uma nova para o Linux. Mas o sentido de minha
pergunta é exatamente de evitar este  procedimento, visto que não
desejava colocar tanta responsabilidade em que a  desfragmentação
fosse bem sucedida.

O que entendia é que, instalando lado a lado, utilizava a mesma
partição e, ainda que o disco estivesse fragmentado, não teria
problemas.

Se, instalando lado a lado ou criando uma partição, há que se confiar
que a desfragmentação foi bem sucedida, qual a vantagem real de
instalar lado a lado?

Acho mesmo que ela gostará. O uso que faz do computador não é
avançado. O Ubuntu é um sistema operacional que se preocupa com os
iniciantes, enfim, acho que se dará bem.

Se a resposta for que o modo "lado a lado" não oferece nenhuma
segurança adicional de que dados não serão perdidos, de que o Windows
não será corrompido, então, mais provável é que adote mesmo o
particionamento. Tenho prática em fazê-lo. O redimensionamento da
partição é que aperta o coração. Se o disco realmente estiver bem
desfragmentado, compreendo que não há riscos. Mas será que isso é
assim tão garantido?

E qual a vantagem da instalação Lado a Lado? É apenas um recurso
destinado a quem não sabe particionar o disco? Mesmo neste caso, há
que ser desfragmentado o disco?

--
Luciano de Souza