[Ubuntu-BR] java oracle sem som no 11.10!

Felipe Alexandre Ferreira felipebanger em gmail.com
Quinta Outubro 20 06:38:18 UTC 2011

Pessoal estou com um problema para rodar som em programas java ou
applets java, parece que ele não está usando o alsa e não consegue
emitir som. Sendo que quando é programa eu consigo contornar usando
aoss (aoss tuxguitar por exemplo). o problema é que para applets (java
plugin) eu não sei o que fazer, pois não teria como fazer o plugin
iniciar com o aoss.

em um dos programas que tem som, quando rodo sem aoss aparece a exceção
javax.sound.sampled.LineUnavailableException: line with format
PCM_SIGNED 11025.0 Hz, 16 bit, mono, 2 bytes/frame, little-endian not
supported.
	at com.sun.media.sound.DirectAudioDevice$DirectDL.implOpen(DirectAudioDevice.java:494)
	at com.sun.media.sound.DirectAudioDevice$DirectClip.implOpen(DirectAudioDevice.java:1280)
	at com.sun.media.sound.AbstractDataLine.open(AbstractDataLine.java:107)
	at com.sun.media.sound.DirectAudioDevice$DirectClip.open(DirectAudioDevice.java:1061)
	at com.sun.media.sound.DirectAudioDevice$DirectClip.open(DirectAudioDevice.java:1151)

no resto do sistema, o som parece normal
Uso ubuntu 11.10 64 bits, o problema acontece tanto com o openjdk 6 ou
7, quanto com o java do pacote sun-java6-jre, quanto com o java da
oracle 64 bits instalado manualmente baixando oficial do site da
oracle.

para applets java, tenho usado por padrão o do java da oracle, pois em
umas aplicações openjdk começou a me comer recursos

Teria algum arquivo de configuração do java que configura isso, para
usar o alsa ou algo assim? pois nos meus outros computadores, com
versões anteriores não tive esse tipo de problema.