[Ubuntu-BR] Ubuntu 11.10 em um Sony Vaio

Domingo Outubro 16 14:12:41 UTC 2011

Olá people!

Vou contar minha sina com o Ubuntu 11.10 no meu Sony Vaio VPCF1.

Baixei a versão normal Ubuntu 11.10.
Gerei um Live-PEN com o startup disk creator.
Tudo isso no Ubuntu 11.04 atualizado com KDE.
Até aí tudo tranquilo.
Fiz o meu backup de segurança (seguro morreu de velho) apesar de ter o /home
separado do raiz /
Fiz o boot na pen. Correu!

Uau! Primeira vez que o Ubuntu sobe com a resolução máxima da tela. Muito
fixe!
Wifi funcionando, internet ok, meus arquivos acessíveis depois de montar a
pasta.
Me empolguei e instalei!

Cópia dos arquivos rápida. Mal deu tempo de tirar a foto para a tela de
login! Mais fixe ainda, a Webcam integrada tava funfando!
Primeiro boot.
Olhei a tela de login, nada do clássico, somente o Unity 2D e o Unit 3D.
Vamos lá então, entrei no padrão (não sei qual era, creio que o Unity 3D!)

O Unit bunitinho, bunitinho.
Comecei a usar.

Primeiro, nada de rede.
Wifi totalmente desligada. Ué, mas no live-Pen funfava!
Abri um terminal:
ifconfig
e tava lá a wlan0

Problema, como inserir a senha do Wifi. A interface estava cinzenta.
Fucei até que encontrei o nome do programa, ativei via terminal.
Tenho internet. Pensei, wifi no Vaio sempre foi um problema!

Tentei instalar o ubuntu-restrict-extras. Nada! Tentei instalar outras
coisas, nada!
Abri um terminal: sudo apt-get install ubuntu-restrict-extras e funcionou!
Ué, porque a central de programas não funfa?
Abri uns arquivos de logs para perceber, e nada sobre instalação de
software. As únicas entradas eram justamente a do apt que funfava no
terminal.

E então, começam a acontecer coisas estranhas.
As barras lateral e superior somem.
Reboot!

Volto e tento ver a rede.
A indicação da rede diz que não há rede, não há wlan e não há como habilitar
(a opção entá em cinzento!)
Vou no terminal novamente:
ifconfig -a
E vejo tudo ok!

Volto ao apt para terminar as instalações antes do reebot e, de fato, vejo
que tá funfando, porque o apt está baixando os pacotes...
Abro o firefox e navego.

Mas, de repente, mensagens de erro em aplicativos em background.
Até aí normal, as indicações são pra isso mesmo. Só não esperava erros tão
cedo!

Abro os drivers restritos, somem novamente os paineis lateral e superior.
Tento ativar o driver restrito da nvidia, e nada!
Só instala coisas via terminal?
Vamos lá, não desisto, abro o terminal: sudo apt-get install nvidia-current
Não acha!
P0&&A! Já tá enchendo o saco!

Verifico que, apesar de não aparecer, as barras estão lá. Corro o rato por
cima e as opções aparecem.
Retiro o rato, as opções desaparecem.
Logout e login, e voltam a aparecer.

Espeto o hd externo! Shan! Shan! Não consegue montar: não tenho direito!
Aí começa a fazer sentido: talvez tenho algum problema no meu /home,
naqueles arquivos de configuração.
Sem problema, tenho o backup:
rm -f .*
Reboot para me certificar de tudo...

Volto.
Não consigo limpar a lixeira: não tenho permissão:
novamente: sudo rm ~/.local/share/Trash/files/*
E aí apaga a lixeira.

Reboot! (Deve ser o 4o ou 5o - nunca reiniciei tanto um Linux na minha
vida!)

Fiquei nessa brincadeira por umas 2 horas. Tudo o que eu fazia somente
funcionava via terminal!
Ora bolas, para que Ubuntu, então,? está parecendo até um LFS!

Saco, baixei o Kbuntu.

Foi um parto criar o LivePen, pois o usb-creator somente funcionava numa
sessão de root:  sudo -s seguido de usb-creator-gtk (passei uns 10 min) para
descobrir o nome do aplicativo, porque não conseguia entrar no menu para
saber pelo atalho qual era o nome do comando!)

Boot again!

Voltei pro KDE!

Vou esperar até o Ubuntu 12.04. Quem sabe uma LTS realmente seja a solução.

Vejam bem, os problemas que tive tem pouco a ver com o Unity em si, mas com
a integração das coisas. O unity comm o gnome, por baixo e o próprio
sistemas ainda não se entendem perfeitamente como na antiga 10.04, onde
estava tudo integrado.

Abraços

--
André Cavalcante