[Ubuntu-BR] Impressões, pré-lançamento, sobre o Ubuntu 11-10

Anderson naufragoweb em gmail.com
Sexta Outubro 14 01:38:50 UTC 2011

Boa noite, Lista e Zandré !

Com a chegada do Oneric, fiz uma instalação para ver como se sairia o
novo Ubuntu.

Hardware:
Foxconn 945GZ-M
Processador Celeron 2.66 Ghz
HD de 320 GB
02 GB de RAM
Monitor LG Wide 19"

Fiz uma instalação limpa, preservando o /home que sempre deixo separado
e limpando o mesmo apagando todas as pastas iniciadas com (.) ponto.
A instalação foi rápida, em 20 minutos tava tudo pronto.
A inicialização do sistema chegou a 26 segundos na primeira vez, ficando
em 15 segundos cravados nas outras reinicializações.
Tive um problema com o Unity. Ao iniciar, tudo bem, consegui entrar no
desktop do usuário de forma normal. Porém, ao fazer logoff, o desktop
inicializava, mas não mostrava nem o launcher nem a barra superior. A
solução foi o Crtl + Alt + Del. Depois de quebrar a cabeça, e de dar uma
rodada básica pelo oráculo (google) e pelas paginas de bug do Launchpad
( onde não encontrei nada ) eu descobri a causa do problema. Fui ao
Setup do BIOS do PC e notei que a placa de vídeo ( uma Intel 82945GZ )
estava setada para usar 128 MB de memória. Modifiquei para 256 MB e o
Unity funcionou que foi uma beleza.

Depois deste pequeno incidente, fui aos testes do sistema para ver como
estava se saindo.
Instalei os pacotes de multimédia. Firefox 7 tem ótima performance. O
Thunderbird 7 também funciona muito bem.
A Central de Programas, embora esteja muito bem esteticamente, causou
muita lentidão ao sistema quando aberto. Demora demasiada para instalar
um programa, com congelamentos constantes.
Senti falta das proteções de telas, elas não estão lá. A janela de
configuração de novos usuários ficou menos poluída, bem mais fácil de se
usar. Não tem mais o Synaptic. A inicialização do BRoffice está mais rápida.

No mais, muito bonito esteticamente e rápido.

Ainda esta semana vou instala-lo em minha máquina pessoal, que possui
uma placa gráfica Nvidia para ver como ele se sai. Se houver interesse,
posso postar aqui.

Anderson