[Ubuntu-BR] Pendrive Com Comportamento Estranho

Soltec soltec em br.inter.net
Domingo Outubro 9 20:46:04 UTC 2011

Alô, Pessoal

Desculpem a demora em dar um retorno, mas andei viajando e só hoje pude
tentar implementar as sugestões dos mestres:

Ao Prezado Nethell:
Sim, fui em Sistema > Administração > Usuários e grupos, cliquei no meu
user > configurações avançadas, cliquei na aba privilégios de usuário e
constatei que as opções "acessar dispositivos", "montar...." e "usar
unidades" estão todas marcadas.

Ao Prezado Marlon:
No Nautilus, fui em Editar > preferências > comportamento, mas não
encontrei nenhum item que me permitisse destravar as opções de permissão
dos arquivos do pendrive.

Ao Prezado Jefferson Rodrigues
Tentei copiar os arquivos para outro pendrive, como sugerido, e acontece
a mesma coisa que com o que estava com comportamento estranho:
Ao copiar os arquivos para o pendrive o computador seleciona aquele
quadradinho na aba das permissões "permitir a execução do arquivo como
programa" e não permite eu desselecionar o quadradinho nem mudar
qualquer outro item das permissões, apesar de dizer que eu sou o
proprietário do arquivo com direito a leitura e escrita.
No arquivo original no HD o arquivo não estã com o citado quadradinho
selecionado e consigo mudar qualquer coisa nas permissões do arquivo,
inclusive mudar o status do quadradinho.

Os pendrives estão formatados FAT, pois tanto coloco neles arquvos
provenientes do Linux quanto do Windows, mas não creio que seja este o
problema, pois ele era formatdo FAT antes de apresentar o defeito e
funcionava muito bem, sem apresentar o problema aqui descrito.

fiz agora outra experiência. Copiei um arquivo do pendrive de volta para
outra pasta do HD. Ele voltou com o quadradinho selecionado, mas
permitiu que eu retirasse a seleção, o que não acontece com o mesmo
arquivo no pendrive.

Será que alguém tem outra sugestão?

Abraços
Mário