[Ubuntu-BR] Pendrive Com Comportamento Estranho

Soltec soltec em br.inter.net
Quarta Outubro 5 22:41:22 UTC 2011

Alô Pessoal

Tenho aqui um pendrive onde guardo aqueles arquivos que atualizamos
quase diariamente, por garantia, até que tenha tempo de fazer back-up de
minha pasta pesoal para CD ou DVD. Já o uso há algum tempo. Mas, a
partir de ontem, começaram a acontecer umas coisas estranhas:

Quando eu copio os arquivos para o pendrive, embora a caixa de diálogo
propriedades do arquivo mostre que o dono dele sou eu, ele não permite
que eu mude nenhuma permissão do arquivo.
Notei isto porque, ao copiar, ele mudou algumas coisas nas permissões em
relação ao arquivo original. Por exemplo; ticou aquela opção "Permitir
execução do arquivo como um programa. Aí, quando eu clico nele, ao invés
de abrir logo o Gedit, ele mostra aquela caixa de diálogo com os botões:
"Executar em terminal", "Exibir", etc. e não me dá acesso para eu
desticar o quadradinho: eu removo o tick e ele volta sozinho.

Formatei o pendrive achando que podia ser que eu tivesse feito alguma
barbeiragem, tipo retirar o pendrive sem desmontar, mas quando copiei os
arquivos do HD para ele novamente, ele continuou com o mesmo
comportamento, embora o arquivo original no HD não mostre este problema.

Não sei se é coincidência ou não, mas isto começou a acontecer depois
que chegou ontem uma atualização do Ubuntu. O Ubuntu é o 10.04

Será que alguém saberia dizer por que isto acontece, e como eu readquiro
o domínio sobre o pendrive?

Abraços
Mário