[Ubuntu-BR] [meio off] notebook para linux

edson edson_da2 em ig.com.br
Quarta Outubro 5 16:55:54 UTC 2011

Eu usei Ubuntu em alguns modelos de notebook e não tive problemas.
Alias, o que me fez abandonar o Fedora e ir para Ubuntu foi que o Fedora
8 em diante não funcionava 100% num notebook Compaq, antes da fusão com
a HP. Instalava o Fedora e no boot após a instalação, inexplicavelmente
o notebook "congelava". Com o Ubuntu isto não acontecia e funcionava
todos os atalhos do teclado.

Na sucessão, usei Ubuntu num Acer Aspire 3050 e agora estou usando num
Samsung R430. Nos dois casos, funciona também 100%. O Acer Aspire tem a
seguinte configuração:

Aspire 3050
• Processador Mobile AMD Sempron 3200+/3500+ (1,6/1,8 GHz, 512 KB L2 de
cache)
• Suporte compatível com Windows® de 32 e 64-bits em simultâneo e Linux
32 e 64 bits
• AMD PowerNow!™, AMD HyperTransport™ e tecnologia de protecção
antivirus avançada
• Chipset ATI Radeon® Xpress 1100

Já o Samsung tem a seguinte configuração:
Samsung R430 NP-R430-JAD1BR
• Processador Core 2 Duo T6600 (2.20GHz) 4GB 320GB DVD-RW 14" LED 7 Home
Premium
• VGA HDMI
• Intel Graphics Media Accelerator 4500MHD
• Suporte a Windows® de 32 e 64-bits e Linux 32 e 64 bits

Quando adquiri o Samsung, o único erro que cometi, foi não ter escolhido
um modelo que suportasse, virtualização por hardware. As extensões de
virtualização pelo processador não suportadas no modelo do processador
móbile Core 2 Duo.

Neste o Aspire 3050 funciona bem. Tanto com software virtualizado ou
sistema hospedeiro de 32 e 64 bits. Já o Samsung, você pode até instalar
o hospedeiro de 32 ou 64 bits, mas, a máquina virtual é só de 32 bits.

Não tive nenhum problema com o Windows ou Linux nesta duas máquinas.