[Ubuntu-BR] [OT] Gambas2

Jean Pierre Jochen jeanjochen em gmail.com
Quarta Novembro 30 12:04:53 UTC 2011

Bom dia Pessoal,

Alguém aqui usa o Gambas2, ou tem algum conteúdos sobre o BASIC usado para
programar nesta IDE?

Tudo que o google traz é só conteúdo basic voltado para o VB da Microsoft,
oque nem tudo funciona igual para se fazer.

Os conteúdos sobre o Gambas2, propriamente dito, são tudo de versões
anteriores (baixei uma apostila que dizia ser o Gambas2, mas as telas que
aparecem são levemente diferente, mas já bastam pra se perder).

Por isso estou a procura de conteúdos sobre o basic usado.

Sei que muitos podem sugerir, "porque não usar o freepascal/lazarus?" ...

respondo... tô tentando criar ferramentas contábeis exclusivas para as
pessoas e profissionais que usam Linux e se deparam com essa lacuna na
plataforma. Minha humilde tentativa é de preencher esse abismo.

A escolha do Gambas, é pelo fato de ter considerado-o extremamente fácil o
caminho "do desenvolver, ao empacotar".

Então quem possuir alguma apostila, tutorial, ou dicas de livros que
abordem a linguagem Basic, (e se por ventura focar o Gambas2, seria melhor)
... eu ficaria muitíssimo agradecido... =)

PS: áreas específicas que busco aprofundar-me,
- operações com banco de dados (sqlite preferencialmente);
- relatórios;
- tratamentos de arquivos (xml/txt).

Desde já agradeço a atenção de todos, e desejo a todos sucesso, saúde e paz
neste restinho de ano..

*Jean Pierre Jochen*
Contabilidade & Tributos