[Ubuntu-BR] Sistema não inicia

Sexta Novembro 25 13:49:58 UTC 2011

Bom dia Cláudio,

Em 24 de novembro de 2011 23:20, Claudio Caldas
<claudiocaldas em gmail.com>escreveu:

> Oi Jeferson! Acho que vc está fazendo confusão...
> Uma coisa é o sistema que não iniciava. Desconfio que algo, que não sei
> identificar, apagou a MBR. Outra coisa é o problema da configuração do  X.
> Esqueçamos a MBR, pois já reinstalei o sistema e ele está iniciando
> perfeitamente, e vamos focar as nossas atenções no problema do X, certo?

Então tá... desisto =D ... vamos lá para a questão da configuração...

> [...]
> resolução padrão de 1366x768 (16:9) e uma taxa de 60hz e todos os terminais
> ( ctrl+alt+ f2 ... f6) estão visíveis. Já o dmesg não, aparece a msg,
> proveniente do software do monitor, dizendo OUT OF RANGE. Só tenho tela no
> GDM (gerenciador de login). E, também o diretório /etc/X11 não contém um
> arquivo xorg.conf.
> Após a instalação do driver da NVidia, o monitor muda para desconhecido com
> uma resolução de 1368x768 (16:9) com taxa de 60hz, os terminais ficam sem
> tela e no diretório /etc/X11 surge o arquivo xorg.conf com o conteúdo que

[...]
> A minha ideia era de procurar o xorg.conf anterior à instalação e alterar a
> seção "Device", mas descobri que não existe, como escrevi anteriormente, o
> xorg.conf no diretório /etc/X11 como a distro musix que estou mais
> acostumado.
> Nesse momento, ainda não instalei o driver proprietário da placa de vídeo e
> não utilizo nenhum outro sistema, apenas a partição swap (sda1), de sistema
> (sda2) e a de dados (sda5).
> Valeu!

Então Cláudio, acho que o que teremos que fazer é deixar de lado o
xorg.conf e partir para o grub, que ele que configura as resoluções das
telas dos terminais.

Comecei a uma hora atrás a tentar alterar a resolução dos terminais
virtuais, porém tava difícil. Lembra que antigamente você adicionava uma
linha no arquivo de configuração do GRUB antigo, o menu.lst, uma linha
parecida com esta:

linux   /vmlinuz-3.0.0-12-generic
> root=UUID=670ea2de-2b0d-4772-a470-fe7969e0d5ed ro   quiet splash
> vt.handoff=7 vga=791

Então, segundo o GRUB 2, esse "vga=XXX" tá obsoleto, e vai cair em breve.
Porém, o novo método que ele indica para fazer a alteração da resolução não
funciona, não altera a resolução.

O que fiz foi o seguinte: instalei o paconte "hwinfo", executei ele com o
parametro "--framebuffer", onde me trouxe todas as resoluções suportadas, e
alterei o arquivo /etc/grub.d/10_linux, na seção "menuentry 'Ubuntu, com
Linux 3.0.0-12-generic' --class ubuntu --class gnu-linux --class gnu
--class os {" coloquei o "vga=0x031b" no final da linha que citei acima,
executei o "update-grub" e funcionou. No meu caso o terminal ficou com
resolução de 1280x1024x32.

Abraços