[Ubuntu-BR] compiz vs unity

Ronan Lucio ronanlucio em gmail.com
Quarta Novembro 23 12:36:15 UTC 2011

Paulo

eu acho que estou me enrolando com o nome dos objetos do Unity. Estou
> chamando de dock à barra à esquerda que contém os ícones de lançamento do
> programas. O primeiro deles é o ícone do Ubuntu, e que, passando o mouse,
> me diz que é o Painel Inicial. Então pergunto: essa barra de ícones, à
> esquerda se chama Dock  (é assim que a tenho nomeado)? Vi por aí que se
> chamaria Launcher (vou passar a chamar assim: Launcher).

Aquele painel de ícones sempre foi chamado de Dock, porém, a Canonical no
lançamento do Unity passou a chamá-lo de Launcher.
Então eu penso que chamá-lo de Dock continua sendo correto, mas é um termo
mais genérico que também pode ser utilizado para qualquer outro Dock como o
AWN e o Cairo.

Já quando falamos Laucher, normalmente estamos nos referindo
especificamente ao Dock do Unity.

> E após eu acionar
> o ícone do Painel Inicial (ou a tecla SUPER), abre-se uma janela de
> pesquisa e com alguns ícones de aplicativos. Esse é o Dash?

Correto.

> Ronan acha que basta a gente colocar os ícones dos programas que mais usa.
> Ok, é possível, sim, MAS perde a beleza, a elegância e a vivacidade do
> arranjo automático!

Como eu disse anteriormente: é uma questão de gosto.
Elegância não é sinônimo de produtividade.
Eu, particularmente, prefiro o ganho de produtividade em utilizar o
posicionamento fixo dos ícones.
Mas ainda assim acho a sua ideia válida.
Acredito que alguns usuário vão gostar da ideia.

Aliás, a maioria das reclamações ao Unity (fora os bugs) vem justamente da
falta de customização.

[]s
Ronan