[Ubuntu-BR] note nao reconheçe modem 3g

Segunda Novembro 21 17:09:27 UTC 2011

Boa tarde Wagner,

Pelo que vi, o notebook dele é meio antiguinho.

Eu tinha um Sony Ericsson MD300, que veio com um cabo USB fazendo um "Y".
No lado que tinha 1 conector, ligava no modem, e no outro lado eram 2
conectores: um deles, mais rechunchudo, e o outro mais magrinho, para
conectar no computador.

Acontece que em um dos meus notebooks funcionava perfeitamente, ligando
apenas o conector rechunchudo nele, porém em um outro tinha que conectar o
rechunchudo e o magrinho, daí funcionava.

Acho que isto ocorre por causa da energia que as USB's mandavam, sendo que
o segundo notebook mandava menos que o primeiro, havendo então a
necessidade de ligar os 2.

Não sei se tem a ver, mas acho que era por causa da USB que era 1.1.

Eu também tinha alguns cabos extensores de USB, uns com bitola maior (USB
2.0) outros menor (USB 1.1). Quando ligava o modem com o extensor 1.1, não
funcionava em nenhum dos notebooks.

Vendo os comentários dos usuários do fórum em tópicos perguntando sobre
utilização de modem's 3G no Ubuntu, vi que falavam positivamente dos
Huawei, que não tinha nenhum problema, então eu parti para o quesito
hardware, que ao meu ver está relacionado com a energia que é mandada para
o modem. Tente verificar isso amigão. Talvez você conectando direto na
porta USB resolva.

Abraços