[Ubuntu-BR] compiz vs unity

Felipe Alexandre Ferreira felipebanger em gmail.com
Segunda Novembro 21 00:29:46 UTC 2011

acho que ambos, gnome shell e unity, estão muito pouco maduros ainda.
Depois do 11.10 estou me acostumando ao unity, e testei gnome 3 e
gostei até (usaria se tivesse um menu global como unity). Mas acho que
onde ambos pecam é justamente a customização que estavamos acostumado
até gnome 2 ou kde. Por exemplo, não dá pra pegar a barra lateral do
unity, botar ela embaixo e sempre visível. Pelo menos não clicando com
o botão direito nela, se der é mechendo em algum arquivo de
configuração, o que continua sendo sinal que tem que amadurecer. Antes
podíamos fazer tudo, adicionar e remover barras, instalar
mini-aplicativos nas barras, etc. Inclusive, eu uso o tomboy e tive
que mecher em algum arquivo de configuração para o ícone dele aparecer
ali. isso é sinal de que o negócio não tá maduro ainda. quando vc tem
que mecher em arquivos para personalizar. seria bom se pudesse pra
clicar com o botão direito no menu e deixar igual do gnome shell, em
vez de filtrar só os aplicativos mais usados (que desse destaque para
eles só, em vez de só aparecer eles).

acho que com coisas simples no sentido de aumentar a personalização do
unity, além dos bugs claro, iria diminuir muito da resistência ao
mesmo