[Ubuntu-BR] compiz vs unity

Sexta Novembro 18 15:50:27 UTC 2011

Em 18 de novembro de 2011 08:11, Ronan Lucio <ronanlucio em gmail.com>escreveu:

> Bom dia hamacker,
> Interessante a sua opinião. Acho que faz todo sentido.
>
> Por um lado eu nunca entendi a estratégia de se ter duas equipes tão
> competentes trabalhando em projetos praticamente idênticos, para o mesmo
> público alvo.
> principalmente quando falamos em software livre, onde os ganhos,
> normalmente, não são lá essas coisas.

Não são, exatamente, idênticos. O GNOME Shell sempre foi pensado no usuário
que possui uma máquina recente, com recursos suficientes para rodar um
desktop que abusa deles. O Unity, por outro lado, tem uma preocupação a
mais: aquele outro tipo de usuário, que não vê necessidade de (ou não pode)
ter uma máquina com esses recursos mas quer um desktop tão funcional
quanto. O Unity não é uma maravilha, mas isso é tão positivo nele que até
mesmo os devs do GNOME Shell vão modifica-lo para rodar em hardware mais
modesto.

> Por outro lado acredito que qualquer decisão nesse sentido não deverá ser
> tomada antes de 1 ano.
> Ou seja, a tendência é que a Canonical aguarde o lançamento do 12.04 (e uma
> maior maturidade do Unity) e analise a repercussão disso.

Eu vejo que o Unity é um passo sem volta, mesmo. Não acredito que a
Canonical vai dar para trás, dando a mão à palmatória e arcando com o
desgaste que isso vai gerar. Por certo para o Precise vai-se focar em
melhorar a estabilidade do Unity, que pelo que tenho percebido é um
problema relacionado a como ele conversa com o Compiz e não exatamente com
ele mesmo.