[Ubuntu-BR] GNOME Shell poderá rodar sem depender da GPU

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Novembro 16 11:52:25 UTC 2011

Uma caracteristica do Unity que o time do GNOME-Shell poderia copiar é ao
Maximizar uma aplicação, o menu suspenso do aplicativo ir para aquela barra
no topo chamado "Atividades", mas só para aplicações maximizadas, nem todos
aceitaram de bom agrado o menu-global.

Alias, a maioria não percebeu que tanto o gnome-shell como o Unity viraram
touch e por isso ambas as interfaces tem atalhos puros para jogar
aplicações maximizadas para atividades ou desktops virtuais separadas. Usar
multiplas janelas no mesmo desktop tá trazendo má experiência tanto ao
gnome-shell como Unity, parece que eles não foram feitos para serem usados
assim. Tanto é que se você tem uma atividade ou programa no desktop 1,
outro no desktop 2, ainda outro do desktop 3...um alt_tab mostra todos eles
e troca de desktop sozinho sem precisar do que faziamos antes com ALT+seta
para se locomover entre os desktops virtuais.

Achei a idéia boa tanto do gnome-shell quanto o do Unity neste ponto, mas
ao meu ver, o Unity tem caminho maior a percorrer com bugs e se o
gnome-shell resolver seus problemas de personalização no próximo release,
pouca gente vai querer usar o Unity e seria mais facil para a Canonical
concentrar o menu-global e as boas idéias do Unity (meMenu, por exemplo) no
gnome-shell.

E para aqueles que acharam o Unity uma bost*, se não fosse pelo Unity
teríamos de usar o gerenciador de impressoras do gnome que simplesmente não
instala impressoras diretamente por URI (especificando-a pela rede). Na
realidade deve existir o Unity instalado no sistema para que se consiga
contornar as páginas em branco deixada pelo gnome3.

[]'s a todos.