[Ubuntu-BR] Como instalar programas com ter,omações .tar.bz2 ?

Felipe Alexandre Ferreira felipebanger em gmail.com
Sábado Maio 7 15:45:19 UTC 2011

desculpa me meter num tópico que já teve uma solução indicada. mas
acho que esses comandos podem assustar um pouco. O Link é bom, mas nem
sempre precisa disso.

tar.gz e tar.bz2 são um conjunto de arquivos compactados, assim como
vem programas em .zip ou .rar no windows. Antes de mais nada então,
abra o arquivo, com dois cliques mesmo, e extraia numa pasta qualquer.
Agora há dois tipos, binário e código fonte. como há muito software
livre para ambiente linux, é comum vir programas em código fonte
(geralmente com a palavra src no nome do arquivo) para compilação. No
entanto há muitos programas distribuídos desta forma, como o Skype e o
Firefox. Aí basta entrar na pasta do programa e dar dois cliques no
executável, como no windows (no caso do firefox por exemplo, o
executável se chama apenas "firefox", sem nenhuma extensão, isto é o
mais comum). Na dúvida, abra a pasta pelo gerenciador de arquivos
(nautilus), clique no menu ver, lista compacta, aí o executável vai
aparecer como "executável" na coluna "Tipo", dois cliques nele!
Aí basta criar ícones/atalhos para o novo programa. Se for fonte, o
melhor mesmo é ler o arquivo README que deve estar dentro do pacote
extraído.

obs: esta forma de programa não é reconhecida pelo sistema de
gerenciamento de pacotes do Ubuntu (e nem de outras distribuições).
Isso traz uma série de desvantagens*. Então, sempre que ouver pelo
menos uma versão Oficial em .deb ou em repositório (canal de software,
para ser instalado pelo ubuntu synaptic ou central de programas),
prefira esta forma, que é nativa do ubuntu (veio do debian na
verdade). Em muitos casos não faz diferença, mas em alguns faz, como
no firefox..

*desvantagens: esses sistemas controlam dependências, aí se você tem
softwares que dependem do firefox instalado pelo ubuntu mesmo e tentar
remover o firefox antigo, para instalar um novo .tar.gz, o sistema não
vai deixar a não ser que exclua tudo que dependa do firefox. Então se
tiver o firefox desta forma terias que manter a versão antiga do
ubuntu. Na verdade só usei o firefox de exemplo porque sei que eles
distribuem desta forma. Para atualizar para o firefox 4 no ubuntu
10.04 e 10.10 (o 11.04 já vem com ele) o melhor mesmo é seguir este
artigo http://ubuntued.info/instale-o-novo-firefox4-no-ubuntu