[Ubuntu-BR] Eclipse no Ubuntu

Quarta Março 23 11:57:06 UTC 2011

Bom dia,

Eu utilizo PHP5 + Apache2 + PostgreSQL em meus projetos, e utilizando o
Eclipse PDT como minha IDE. Não faço o uso do LAMPP, pois mesmo que eu
instale manualmente tudo pelo APT-GET não preciso fazer quase nenhuma
configuração em meu sistema para conseguir rodar os meus projetos.

O Eclipse utiliza por padrão a pasta /home/usuario/workspace para manter os
projetos, e para cada projeto ele cria uma pasta diferente. Exemplo:

/home/usuario/workspace/projeto1
> /home/usuario/workspace/projeto2

Particularmente, eu apenas crio links simbólicos dentro da minha pasta
/var/www. Então, tomando como base os projetos acima, executo os seguintes
comandos:

sudo ln-s /home/usuario/workspace/projeto1 /var/www
> sudo ln-s /home/usuario/workspace/projeto2 /var/www

Como você utiliza o LAMPP e afirmou que o diretório para os projeto é
/opt/lampp/htdocs, então suas linhas de comando, ainda tomando como base
estes exemplos, ficaria assim:

sudo ln-s /home/usuario/workspace/projeto1 /opt/lampp/htdocs
> sudo ln-s /home/usuario/workspace/projeto2 /opt/lampp/htdocs

Realizando estes passos, você não precisará fazer nenhuma modificação nas
permissões dos arquivos, nada de CHMOD 777, salvo quando você utilizar algum
framework que necessite que alguma pasta temporária tenha esse tipo de
permissão, ou algum outro caso especial, e o acesso WEB a estes exemplos de
projetos será através dos endereços:

http://localhost/projeto1
> http://localhost/projeto2

Pelo menos, assim eu faço nos meus projetos, fácil fácil.

Tem muita gente aí que instala XAMPP, LAMPP achando que o procedimento de
instalação manual é complicado, mas eu acho mais complicado configurar estes
caras do que da forma manual.

Com um simples:

sudo apt-get install apache2 php5 php5-cli libapache2-mod-php5
> postgresql-8.4

Você tem tudo instalado, configurado, pronto para ser usado. O máximo que
você vai ter que fazer é reiniciar o Apache através da linha de comando:

sudo /etc/init.d/apache2 restart

Então é isso... qualquer coisa estamos a disposição.

Abraços