[Ubuntu-BR] Migração do Windows para UBUNTU 10.10

Anderson S. R. anderson.fox2 em gmail.com
Sexta Março 18 13:58:27 UTC 2011

Bom dia a todos,

Caros amigos e irmãos Linuxers, estive um bom tempo parado (3 anos) sem
dar uma fuçada no Linux, e agora estou voltando, nunca fui usuário
avançado em Linux, mas pretendo ser a com a ajuda de vocês.

Bom, o caso é o seguinte, comprei um PC a duas semanas, HP, Modelo
b6000br , e ele veio como RUINDOWS 7(vezes Pior) Starder Edition, fui em
um camelô e comprei dois sistemas, WXP e Ubuntu 10.10. Como ja era de se
esperar tive mil e um problemas com o Ruindos XP e nenhum com o Ubuntu
10.10.

Amigos, o que eu quero é migrar 100% para o Linux e arrancar a Microsoft
e seus cumplices do meu caminho, porém tenho os seguintes problemas:

1º) Estou sem net, preciso baixar os pacotes no meu trabalho e levar via
pen para casa;
2º) Não sei habilitar no terminal a compilação de arquivos(preciso de
instalar algum pacote para isso?Qual)
3º) Vi alguns programas para Linux que perguntavam qual era a
plataforma( Standard 32, Standard 64...), qual é a do Ubuntu 10.10?
4º) Tem alguma forma de rodar um programa de email no Windows (para
baixar meus emails pessoais), e no Linux, (para ler em casa)?
5º) Quais são os melhores softwares e jogos para o pinguim?
6º) Tem algum gerenciador de downloads que posso usar nos dois sistemas?
7º) Vocês sabem onde consigo um Manual 100% portugues desse sistema?

Desde já agradeço a todos, um forte abraço.

Anderson