[Ubuntu-BR] [Off Topic] Ausência temporaria.

Quinta Março 10 14:51:08 UTC 2011

Pois é, pessoal,

Vou contar a minha atual realidade, com medo de quando volta descubra a
VERDADEIRA realidade!

Estou a estudar em Portugal (que é talvez, o país mais periférico da Europa,
e não é só geograficamente falando).
Adquiri um plano Zon daqui com as seguintes características:
Net: 25 Mbps / tráfego ilimitado (nacional ou internacional)
Fone: ilimitado (nacional) / só pago consumo para rede móvel e internacional
TV: plano família (aquele que vem Discovery, E!, Sony, Fox, canais infantis)
Quanto pago (sem o consumo do telefone, claro!): €36,00 ,+- R$92,00.

Claro que não entregam 25Mbps, principalmente no horário de pico, mas é
fácil conseguir downloads na casa dos mbps. Eu nunca mais soube o que é
esperar uma atualização do Ubuntu (incluindo aí 30MB de kernel e tudo o mais
o que você imaginar); em geral a aplicação dos pacotes é mais demorada que o
download!

Seriados de TV? Baixo um episódio de 350M em menos de 1h - isso via torrent!
Dá praticamente pra assistir o episódio em tempo real (via torrent! - só não
dá mesmo porque quando o Transmission atualiza o arquivo, o mplayer se
perde, mas não é por causa da velocidade, digo).

Volto ao Brasil em agosto. Meu pai tem banda larga Net Digital com telefone
e pacote família da TV e mais 1Mbps (no máximo conseguia download lá na casa
dos 80kbps - torrent de seriado, de um dia pro outro, durante a noite,
claro!). E não sei porque, o plano é ilimitado, mas a velocidade
simplesmente cai para 256Mbps quando se estoura os 10GBytes... Sabe quanto
ele paga: R$300,00 (+- €130,00) em Manaus/AM. (sem o consumo do telefone, o
qual inclui tudo: nacional, internacional, outras operadoras etc.), sem
contar que de um estado para outro e, às vezes dentro do mesmo estado, você
paga roaming e DDD!)

Seja crível no que digo: pago €0,08 +- R$0,20 o minuto numa ligação daqui
para o fixo no Brasil! Nem o Skype faz uma tarifa tão boa!

Em suma: o Brasil tem que navegar muito ainda para ter ao menos um lugar ao
sol no que diz respeito às telecomunicações (e respeito aos seus clientes,
diga-se de passagem!)

Abraços

André Cavalcante
Almada, Portugal