[Ubuntu-BR] LVM - Quais os Prós e Contras ?

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Março 2 18:25:29 UTC 2011

Pessoal, estou prestes a formatar a minha máquina.
Há anos venho usando um /home que é passado de geração em geração.
Sempre ouço falar muito bem do gerenciamento de volumes LVM e gostaria
de saber de vocês se isso tá restrito mais a servidores ou poderia
coloca-lo numa boa em meu desktop.
É seguro ?
Como particiono a primeira vista ? Um / e o resto LVM, ou o disco inteiro é LVM.
Como faço o gerenciamento dessas partições ? Aumentar, diminuir
partições tem de ser por uma interface texto do tipo fdisk ou há um
system manager gráfico ?
Como se lida com falhas ?  Usa fsck da vida ?

A minha idéia é acrescentar um segundo disco mais tarde e ir
gerenciando esses espaços e com a experiência adquirira então usar em
servidores.