[Ubuntu-BR] Falha na autenticação com o root

Anderson naufragoweb em hotmail.com
Quinta Junho 30 19:35:24 UTC 2011

Em 30-06-2011 13:58, Ivan Brasil Fuzzer escreveu:
> No caso de querer abrir o nautilus como root, o melhor é mesmo o
> comando ALT+F2 gksu nautilus.
>
> Quando ao comando "su root", o correto seria utilizar o comando "sudo
> -i". Isto porque o usuário root não está habilitado.

Você pode iniciar uma sessão em modo gráfico como usuário root. Mas isso
é muito perigoso, qualquer erro pode ser fatal para o sistema. Então use
por sua conta e risco. Fiz isso uma vez e garanto que nunca mais faço
novamente!

Num terminal, digite o comando *sudo passwd root*. Informe sua senha de
usuário comum;
Digite duas vezes a nova senha do root;
Encerre sua sessão e, na tela de login, selecione a opção "Outro".
Digite o usuário (root) e a senha (que você acabou de escolher).

É por sua conta e risco, não esqueça!

PS: Antes que me crucifiquem, vai um adendo: nem deveria ensinar isso,
eu sei, mas conhecimento tem que ser repassado, ok?