[Ubuntu-BR] Como evitar suspensão automática durante instalação de programas

Quarta Junho 22 18:08:37 UTC 2011

2011/6/22 Sidney <slinstj em gmail.com>

> Pergunto isso pois é muito chato (e perigoso) o computador entrar em
> suspensão durante um install.
> Sei que posso fazer manualmente nas configurações de energia, mas depois
> tenho de refazer ao terminar.
>
> Existe alguma forma automática que, habilitada, desative a suspensão
> durante
> uma instalação?
> Já deveria existir, isso é básico, convenhamos.
>
> Já tive problema de o micro suspender no MEIO da instalação e o sistema
> ficar todo tosco depois.
> Pra corrigir foi dor de cabeça.

Pois é, olha como são as coisas, estava em meio a instalação do calliga
(mais ou menos 456M de download) e tive que fechar o PC. Fazer o que,
desliguei, vim para casa,
liguei, loguei, abri um terminal e seta acima, o mesmo comando apareceu,
enter, pediu a senha, e começou a instalar. Detalhe, o download prosseguiu a
partir do ponto que havia parado lá.
Já fiz interrupções no meio da instalação propriamente falando. Quando abri
novamente o terminal:

sudo apt-get install -f

E correu tudo bem!

Note que pela interface gráfica é semelhante o processo: basta abrir o
Synaptic e manda aplicar novamente (sobre o mesmo conjunto de pacotes,
claro) para que o sistema continue um download interrompido, e se já
estivesse na fase de instalação, em geral o synaptic te avisa que há
problemas com os pacotes e pedes para corrir, indicando inclusive o local
que deves clicar. Já fiz isso e consegui terminar uma instalação suspensa.

Mas você não é a primeira pessoa que reclama disso, então há muito fundo de
verdade (creio, apesar de nunca ter acontecido comigo)

Precisaríamos ver o que não vai bem, para quem sabe deixar mais robusto, o
que já é um bocado robusto diga-se de passagem...

Abraços

André Cavalcante
Almada, Portugal
Ubuntu User number # 24370