[Ubuntu-BR] Executar aplicativo do WinXP em outro terminal da rede usando Ubuntu 10.04

Segunda Junho 20 20:21:01 UTC 2011

2011/6/20 Jean Pierre Jochen <jeanjochen em gmail.com>

> Ola pessoal,
>
> estou com o seguinte problema:
> Consegui convencer o pessoal a testar um terminal com Ubuntu aqui na
> empresa
> onde trabalho \o/...
> porem tenho o seguinte contexto.

Good! Mas primeiro testa antes de mostrar, ok?

> o sistema principal da empresa roda em uma maquina com xp.

Not good!

> Antes de mudar pro ubuntu, essa maquina, tambem com XP, tinha acesso ao
> referido sistema apos os seguintes procedimentos;
>
> - Mapeava-se a pasta da maquina com o sistema;
> - Criava-se um atalho para o desktop da maquina atual.

Dessa forma você roda uma aplicação da rede como local, é isso?

> Logo, se a maquina com o sistema estivesse desligada, este terminal nao
> tinha como acessar o sistema.

Not good! Mas é suposto que funcione assim, certo? Milagre não dá pra
fazer...

> Pois bem, estou me batendo pra conseguir fazer isso, agora com o ubuntu
> 10.04 (escolhido por ser LTS)

Aqui é que eu não estou entendendo, você quer executar uma aplicação do
Windows no Linux e pela rede?
Tens certeza disso?

> ja tentei adicionar drive no wine, mas nao aparece a letra mapeada
> ja instalei algumas ferramentas do samba mas nada...
> ja tentei configurar o "Conectar ao servidor..." do menu Locais e...
> nada...
>

> alguem poderia me dar uma luz de como faço pra mapear essa bendita pasta e
> criar um atalho local para o sistema nativo do windows?

Instala o smbfs e mapeia a pasta remota como uma pasta local. Fácil, fácil.
Mas com isso você somente vai estar mapeando a pasta; rodar o aplicativo é
outra coisa diferente.
Já tentaste instalar um terminal server e acessar o aplicativo via o
terminal server?
Assim roda tudo na outra estação e a máquina linux fica somente como
cliente!

Abraços

PS. Não sei se entendi a questão!!!

André Cavalcante