[Ubuntu-BR] Impressões sobre KDE e alguns problemas ainda (Kubuntu 11.04)

Quarta Junho 15 13:45:52 UTC 2011

Olá pessoal

Instalei o Ubuntu, mas o Unity não estava ajudando. Sei que se tornará em
breve uma arma a favor do Ubuntu, mas por agora ainda está precisando
amadurecer.
Vou continuar usando-o e reportando suas falhas e concertos, mas para o
dia-a-dia estava difícil.... Então instalei o kubuntu:

sudo apt-get install kubuntu-desktop-

Bem quero começar dizendo que estou viva e agradavelmente impressionado com
o Kubuntu.

Menu limpo (pasmem!), bem diferente do que era o KDE há uns anos atrás, mas
não é difícil achar as coisas.
Com a mesma ideia do Unity se você começar a digitar alguma coisa ele busca
o aplicativo ou o arquivo recente que "casa" com o que você vai digitando.

Um painel de controle (como o do Windows) traz as configurações do ambiente
todas para um mesmo sítio (lugar br :))

Uma coisa que pode ajudar uns mas atrapalhar outros: independente da área de
trabalho, o KDE mantém na barra TODOS os ícones dos aplicativos,
mas agrupa-os conforme o tipo (a aplicação).
Alguns dos arquivos abertos (e.g. as aplicações KDE) são mantidas entre as
sessões, assim, no próximo login ele retoma o trabalho que você deixou
inacabado...

O Okular é fantástico. Uma coisa que falta no Evince é a parte de review do
pdf, o que é essencial para mim que sou professor e recebo trabalhos de
alunos para revisão.
O Okular tem uma barra de revisão que simplesmente funciona: digite F6 e
depois de 1 a 8 para selecionar a ferramente que quiser, desde o famoso
destaque amarelo até um círculo a mão livre,
como qualquer um faria em uma folha de papel.

É relativamente rápido na inicialização, e somente libera o menu ou qualquer
outra coisa, mesmo que já apareça na tela após o som do início de sessão (o
que é bom porque evita se fazer várias requisições ao sistema quando este
ainda está ocupado, e mais ainda para o caso de pessoas com deficiência
visual).

Quando você clica em stop (o meu teclado é multimedia), ele faz um fade e
desliga a música corrente.

Mas nem tudo são flores, então lá vai:

Não tô conseguindo desligar corretamente. O problema apareceu depois de
instalar o powertop e ele sugeriu algumas configurações para reduzir o
consumo da bateria (aumentar o seu tempo de vida) e diminuir o barulho da
ventoinha, que no meu note é relevante. Realmente o consumo diminuiu e a
ventoinha ficou menos barulhenta, mas agora não consigo mais um shutdown
suave. Toda vez tenho que abrir um terminal (CTRL+ALT+F1), logar-me e fazer
sudo shutdown now. E mesmo assim ele trava em algum ponto e tenho que
desligar no botão. Já aconteceu de não conseguir desligar nem no botão, e o
shutdow simplesmente reiniciava. Resultado, tive que iniciar no windows e
mandar desligar, o que ocorreu sem problemas. Interessante é que estava
funfando tudo bem, ou seja, algo que eu fiz, mas não sei o que!

Abraços

PS.: notebook sony vaio  vpcf13 - core i5 4G ram, nvidia 460M, Ubuntu 11.04,
atualizado para kubuntu-desktop

--
André Cavalcante
Almada, Portugal