[Ubuntu-BR] RESOLVIDO: SDM ou XDMCP com ssh, terminal X remoto

julio menezes yjmenezes em yahoo.com.br
Terça Junho 14 22:14:37 UTC 2011

Zandre,

So para notificar:

Solucionei aqui a conecao do X com ssh mas nao usei o SDM.

Ficou bem interessante.

Meu cenario:
1 servidor AMD 64bits
1 laptop celerom meia boca 32bits com 2GB ram.

O servidor de aplicacoes tem 8GB ram e AMD com 2 cores de 64 bits rodando:

Ubuntu 11.04 server:
a) gerenciador de janelas Gnome ( padrao )
b) gerencador de janelas WINDOWMAKER do nosso amigo Alfredo Kojima, decidi instalar por ser leve, robusto e adequado para o que quero.
c) maquina virtual QEMU + SAMBA e um XP que uso por causa do AutoCAD

No servidor posso rodar os dois gerenciadores de janela simultaneamente.
Sao aplicativos como quaisquer outro que rodam em cima do servico X.

O procedimento eh bem simples:
a) abro um console e faco logim no Laptop
CTRL+ALT+F1 (console)
login e senha
b) Abro um outro display no Laptop, ja que o display:0 esta ocupado
$ xinit -- :1      ( abre o display :1 no Laptop)
dentro do display 1, logo no servidor
ssh -X -C usuario em ipdoservidor
inicio o gerenciador windowmaker.  Tks Alfredo Kojima.
$ wmaker

c) rodo a aplicacao que desejo, normalmente.

No caso, abro um terminal e lanco inclusive uma maquina virtual qemu e rodo o XP acessando os discos das duas maquinas via samba, ou seja,
acesso remotamente a maquina GNU/Linux e uma vez dentro dela rodo a maquina virtual.

Alterno entre os displays :0 e :1 no Laptop com:
CTRL+ALT+F7  ( local )
CTRL+ALT+F8 ( servidor )

Desta forma nao fico cheio de mouses e monitores sobre a mesa.

Com o Slackware eu tinha 5 usuarios em terminais P100 com 32 de RAM rodando impecavelmente. O servidor NAO tinha sequer monitor, mouse ou teclado, era somente uma torre 365/24h.

[]s
julio menezes