[Ubuntu-BR] Clonar partição de HD com Bad Blocks

Leonardo Medeiros leonardo em medeiros.inf.br
Segunda Junho 13 17:25:11 UTC 2011

Buenas lista,

O assunto parece ser manjado, mas estou levantando opções para solucionar um
caso que ocorre comigo. Eis a situação:

Tenho um HD de 120Gb, divididos em duas partições NTFS, uma de 30Gb, com o
Windows e MBR e outra com pouco menos de 90GB, sendo que a primeira está com
Bad Blocks.
Preciso garantir a cópia das partições para um HD de 320Gb e aí que estou
encontrando dificuldades.

Já tentei métodos como o dd, porém recebo erro de input/output com pouco
mais de 1,5Gb copiados (provavelmente na área com erros).

Já tentei pelo Clonezilla, porém, ao iniciar o processo, o software também
retorna erro com pouco mais de 1,5Gb de cópia..

Utilizei o Partimage do Hiren's Boot, que até agora foi o que mais chegou
perto. Depois de pouco mais de 1h, consegui copiar o HD inteiro, porém, os
Badblocks também foram copiados, e agora o novo HD apresenta erros.

Buscas no Google indicam o uso do DD, mas não em caso de badblocks. Também
não gostaria de utilizar o Norton Ghost, visto que não tenho a licença e sou
contra a pirataria. Formatar e reinstalar também não me ajuda, pois preciso
de vários dos softwares instalados. Lembrando que a MBR precisa também ser
salva.

Alguem já passou por algo semelhante, e poderia compartilhar sua
experiência, ou conhece uma ferramenta que copie a partição ignorando os bad
blocks?

Forte abraço a todos!

--
Atenciosamente,

Leonardo Medeiros
Sys Admin
Linux User # 527828

----

"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não
sabem voar." - Nietzsche