[Ubuntu-BR] [OFF]Controladora SCSI vs SATA 2 em Raid 0

Alex aleximandro em gmail.com
Quarta Junho 8 03:41:19 UTC 2011

Bom vamos lá
Entre investir em defunto (SCSI) ou SATA2 ( que é de fácil reposição )
utilize discos com 64 mb cache pelo menos de 7200 RPM.
Tu achas a preço de banana de 1 TB cada.

Contudo se a questão seria desempenho, tu podes utilizar um disco só para o
cache fazendo um RAID desempenho somente para o cache. E usar SATA2 mesmo.

Se o desempenho ainda assim fica abaixo do desejado então seria interessante
investir em SAS mesmo.

O que eu faria, sem conhecer as situações reais do seu ambiente, ficaria com
SATA2 e faria RAID5, iria separar o cache em outro RAID somente para cache,
ou iria separar um disco SATA2 somente para cache

Lembrando que seria legal planilhar os custos e analisar o tempo de vida
deste servidor atual X investimento.
Pois hoje compra-se um servidor novo por menos de 3 mil. Em fornecedor vc
acha IBM 3200 ou servidores manufaturados serverboard por menos de 2 mil.

Em 5 de junho de 2011 12:58, PaulinhoLinux <phga1 em yahoo.com.br> escreveu:

> Salve galera blzzz....
>
> Estou com uma dúvida, estou querendo dar um UP em um servidor que
> atualmente atua como proxy, firewall, DHCP, em uma rede composta por
> aproximadamente 180 computadores.
>
> Como os recursos são limitados não tenho intensão de trocar todo o PC que
> exerce essa função (apenas dar um UP nele), apenas vou mudar para a nova
> versão LTS do Ubuntu (vou migrar da 8.04 para a 11.04), gostaria de uma
> opnião, atualmente esse equipamento é um intel 4 core com 4 GB de RAM DDR2
> 800  e 1 HD SATA2, daí estava pensando em talvez migrar para um RAID 0 entre
> [...]

[]'s
Alex
PH City - SC.
User Linux # 225201.
Skype aleximandro.cella
MSN/GTalk aleximandro em gmail.com
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai,
senão por mim. João 14:6
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo
homem. 1 Timóteo 2:5
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém
pecar, temos um
Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1