[Ubuntu-BR] .ODS com problema 1

Paulo de Souza Lima paulo.s.lima em gmail.com
Domingo Junho 5 13:18:25 UTC 2011

Em 4 de junho de 2011 22:37, Adair Junior <adair.info em gmail.com> escreveu:

> Paulo Lima,

Bom dia.

<corte>

> voltando ao problema eu fiz um script em shell script que esta abaixo e
> executei entretanto percebi que o comando cut não esta bem feito,
> precisando
> de ajuste ou quem sabe outro comando para se chegar ao objetivo final, bom
> arquivo abri na linha 2 e coluna 431895 com o script 1 ou script 2. Alguém
> pode me ajudar a se chegar a linha correta que é linha 2 e coluna 187177,
> [...]

Não precisa do mcedit/vi pra isso. Acho que basta um comando cat no arquivo
context.xml, que deve funcionar.

Você está procurando pela *posição absoluta* coluna 2, linha 187177, dentro
do arquivo, não pela célula da coluna 2 linha 187177 da planilha. Você
precisa estudar a estrutura de dados do content.xml para fazer o que você
quer, não apenas dizer, literalmente, pro script "me traga o conteúdo da
linha 2 coluna 187177."

Minha sugestão: crie uma planilha nova, coloque alguns dados nela, salve,
abra o context.xml desse arquivo e estude sua estrutura. Depois, e só
depois, tente fazer o script.

A minha primeira sugestão foi fazer um script que contasse o número de tags
que definem as colunas, até chegar à coluna que você deseja. Você pode usar
um loop condicional junto com a opção -d do cut, ou algo parecido. Minha
segunda sugestão, só que não vai permitir alterações no arquivo, senão pode
falhar, é usar a opção -b do cut e contar manualmente o número de bytes até
o local que você deseja ir.

> #!/bin/sh
>
> cd /home/adair/Desktop/Teste/ODS/
> mcedit content.xml