[Ubuntu-BR] Existe algum comando analogo ao "reset" no ambiente gráfico ?

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Julho 27 13:22:50 UTC 2011

No meu ambiente de trabalho eu crio um usuário para cada tipo de tarefa que
vou executar, por exemplo, tem um usuário "desenv" ao logar-me com ele é
disparado uma sessão virtualizada, nem entra no GNOME ou coisa do tipo,
aprendi isso criando sessao.desktop em  /usr/share/xsessions/. Com seletor
de usuarios do Gnome fico trocando de usuário para cada tarefa que vou
desprender, atualmente uso usuarios para administrar servidores usando o RDP
(Terminal Services), programação usando VirtualBox e alguns especificos
tambem RDP para acessar certas máquinas Windows.
Qual a vantagem disso, ao inves de disparar programas assim diretamente do
GNOME ?
É que o gnome é muito sentimental, como programador eu testo algumas coisas
que nem sempre dão certo, algumas vezes o gnome pára de responder e qualquer
coisa que eu tiver executando alí vai ser jogado fora. Usando sessões
distintas de usuário para cada tarefa, dou CTRL+ALT+F8-F10 e mudo meu
desktop completamente, em fullscreen, sem interferencia do GNOME que muitas
vezes em sessões RDP não posso usar certos atalhos, pois o GNOME as captura,
como exemplo, a rodinha do scroll do mouse não funciona adequedamento quando
carrego uma sessão RDP a partir do GNOME, mas funciona perfeito SEM O GNOME.
Quem lida com muitas tarefas distintas ao mesmo tempo, eu recomendo muito
usar o Linux dessa maneira, é bem mais produtivo.
Na realidade o GNOME tá sempre no CTRL+ALT+F7, mas se esta travar, as demais
ainda estarão operacionais. Só perco tudo mesmo quando o X trava, mas ele é
duro na queda.
Então caro amigo, service gdm restart seria desastroso para mim e as
máquinas que eu estiver virtualizando no próprio computador.

Um abraço,