[Ubuntu-BR] arquivo enraizado na pendrive não se deixa remover

Sexta Julho 22 18:24:08 UTC 2011

Em 22 de julho de 2011 18:35, luciano de souza <luchyanus em gmail.com>escreveu:

> Não acho mesmo improvável que o diagnóstico seja este.
>
> Como esta pendrive também é aberta em sistemas Windows, creio que as
> duas únicas possibilidades são FAT32 e NTFS. É isso correto?

Não necessariamente, pois você pode instalar o driver para Windows para ler
outros formatos, como ext2/ext3 por exemplo.
Mas isso é mão de obra.

> Com alguma freqüência, ouço mp3 por meio de rádio que reproduz este
> formato. Não sei se o aparelho exige um sistema de arquivos
> específico. Mas não é difícil descobrir.

Neste caso DEVE ser FAT.

> Não conhecia o comando badblocks. Ele separa os blocos defeituosos do
> disco para que aí não sejam gravados conteúdos. No entanto, imaginei
> que, ao formatar, tais blocos seriam isolados e mantidos sob guarda
> para que neles nada fosse gravado.

Era para ser, mas somente o format completo. Note entretanto que, por se
tratar de SS, o conceito de BB perde um pouco o sentido e dependente do
software da pen implementar ou não verificação de setores ruins (que no caso
serão pedaços inteiros da memória, pois o problema é no chip).

> -
> A formatação não possui o mesmo efeito do badblocks? Este problema
> sucedeu precisamente no mesmo dia da formatação. No entanto, não
> associei a um problema de disco, mas a um problema no arquivo. Este
> tinha 0 bytes de tamanho e, ao tentar apagá-lo, recebi a informação de
> que estava corrompido.

utiliza o para testdisk/photorec e o badblocks, talvez ajude.

Abraços

--
André Cavalcante
Almada, Portugal