[Ubuntu-BR] Fwd: Apagar pasta temp

Quinta Julho 14 13:56:46 UTC 2011

Olá a todos

Em 14 de julho de 2011 01:03, Marconi Pires <marcoooni em gmail.com> escreveu:

> [...]
>
> A minha pasta temp nunca é apagada pois nunca desligo o micro. Por ser
> notebook (Dell inspiron 1525), nunca desligo, só hiberno. Apenas reinicio
> quando alguma atualização automática pede. Aliás, essa prática (de só
> hibernar notebook, nunca desligar ou reiniciar, salvo instalação de novo
> hardware ou por solicitação de algum software) eu vi em vários sites sobre
> informática, e repetida na Ajuda do Windows Vista, na máquina de um amigo.
> Algum colega recomenda o contrário? Essa prática também é aconselhada em se

Não necessariamente. Você pode hibernar quantas vezes quiser.
Só que aí você corre o risco de ficar certos lixos na /tmp (não é /temp
ok?).
Mesmo que você hiberne, eu aconselho a fazer reboot de tempos em tempos.
Essa coisa do Windows hibernar em vez de desligar se deve a um truque para
que o windows inicie mais rápido. Aqui na minha máquina, o boot é
ligeiramente
mais rápido que o acordar da hibernação, acho que isso é porque tenho 4G de
RAM.

Sobre programas 'CCleaner like', de fato já haviam me desaconselhado o uso
> de semelhante solução, mas sou um pouco teimoso e mesmo assim resolvi
> perguntar aqui na lista, que em teoria tem mais gente com experiência no
> Ubuntu que em qualquer outro sítio. Agora estou convencido da "não
> utilidade" desse tipo de programa.

Olhe só não há somente o cache /tmp (deveria ser, mas...), há cache para
firefox, ie rodando no wine, crome, apt etc. Isso significa que não basta
limpara o /tmp,
deves limpara também os outros caches.
Em geral os próprios programas fornecem meios para fazer isso.
Há, entretanto, aplicativos que ajudam nesta tarefa  pois concentram tudo em
um único lugar,
mas muitos não fazem a tarefa toda, ou mexem onde não deviam, ou ainda não
fazer
bem por questões de compatibilidade de versão etc.

> Fiz um teste, criei uma pasta e um arquivo no temp e reiniciei. Os ítens
> que
> criei (e mais alguns outros) de fato foram apagados, mas algumas pastas
> como
> keyring-gVC6Jc, orbit-marconi, pulse-WYTDPROuM62h, orbit-gdm, etc,
> permanecem por lá. O que elas são?

São pastas criadas por alguns dos serviços que entram no boot e no login.
Se você olhar bem, ocupam pouquíssimo espaço, comparativamente ao mundo dos
HDs na casa dos GBs.

> O colega Humberto comentou: " Lembre-se que você não está no Windows".
> Brother, toda vez que abro o notebook, eu me lembro: "ainda bem que não
> estou mais no Windows"! ;-) Não que ele seja ruim de tudo, mas porque de
> fato o Linux é bem melhor num número maior de quesitos!

De fato, o Win7 se apresenta como um sistema muito bom (talvez porque tenha
imitado algumas das boas práticas dos
*nix e do macos) Mas ainda prefiro o Linux, também concordo que ele tem mais
vantagens sobre o outro.

(só para comentar: em tenho dual boot win/lin - no win toda vez que inicia
preciso esperar um monte de serviços
iniciarem, em especial anti-worms, anti-virus, anti-pragas em geral; no
linux não tenho esta espera)

> Pessoal, de coração, muito obrigado pela colaboração de todos.

Abraços

André Cavalcante
Almada, Portugal
Ubuntu User number # 24370