[Ubuntu-BR] [OT] SSD

Paulo Sampaio paulo.vicente.neto em gmail.com
Terça Julho 12 20:31:36 UTC 2011

Leandro,

SSD é sim mais rápido, como você tem um notebook, tradicionalmente seu hd é
lento, está na faixa dos mais lentos, ainda que gastem relativamente pouca
energia e apresentem uma boa confiabilidade.

A diferença é enorme, não tenho SSD mas já li muito a respeito, o preço me
impede de comprar. Uso em casa e em diversos servidores que administro
sistemas com RAID 0, a diferença de velocidade é grande entre RAID 0 e hds
separados, e pelo que li os SSD são mais rápidos do que a maioria dos RAID 0
que podemos encontrar pra desktop.

Vale ressaltar que você tem pesquisar bastante sobre o modelo em questão,
procure marcas que você já conhece do ramo de memória ram, pendrives,
memórias flash em geral.

Dificilmente você vai precisar de vários gigabytes, acredito que 32Gb-60Gb
sejam suficientes se somados a um hd externo, use o hd atual do notebook pra
isso, coloca ele num case usb e pronto, redondo e sem perda de arquivos.

Mais um ponto importante, escolha bem seu sistema de arquivos, você quer
performance, então na casa dos 200mb/s uma diferença de 5% na velocidade
resulta em um ganho sensível de velocidade sim.

=]

Atenciosamente,
__
*Paulo Sampaio**