[Ubuntu-BR] Falha de autenticação do servidor IMAP.Gmail

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Julho 5 12:31:32 UTC 2011

Esse parece ser um comportamento normal do Thunderbird, quando estudei o
comportamento dele cheguei a conclusão que ele disparava varias conexões
simultaneas, se voce toca numa pasta ele dispara uma thread que irá
atualiza-la e com isso irá fazer uma conexão, enquanto esse "push" ocorre
voce clica noutra pasta ou mensagem e ele efetuará outro "push" e com isso
mais uma conexão e assim por diante. Ocorre que o google limitou a
quantidade de conexões no imap dele e a partir duma nésima conexão o google
simplesmente "corta", mas o thunderbird não se apercebe do bloqueio e essa
conexão morrerá apenas por timeout. Por isso quando voce recebe a mensagem
voce acha estranho, mas essa mensagem vem de "push"s anteriores e não ao que
você está fazendo neste instante. É dificil perceber isso porque a
quantidade de conexões simultaneas é dinamica, enquanto uma conexão vai
morrer por timeout, outra já é liberada e voce conseguirá fazer o próximo
"push".

Soa estranho uma conexão anterior morrer por timeout enquanto as posteriores
foram OK, deveria haver no thunderbird um parametro de forma de limitar a
quantidade de conexões simultaneas e a partir de um "n" conexões haver um
enfileiramento, mas pelo menos até o thuderbird 3.x (estamos no 5) não havia
isso. Esse tipo de parametro resolveria o problema, mas acho que o time do
Mozilla não considera isso um bug, pois é o comportamento do imap do google
que não é exatamente um imap comum.

[]'s