[Ubuntu-BR] Lançadores e links simbólicos

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Sábado Julho 2 23:33:37 UTC 2011

Caros,

Em Assessórios, tenho o "Editor de textos - Gedit". Mas por que não
renomeá-lo apenas para Gedit? O menu de contexto, mostrou-me as opções:
adicionar este lançador na área de trabalho, no painel, no painel como
menu e no painel como gaveta. Renomear? Não, isto não consegui.

Mas a questão não pára por aí. Inadvertidamente, apaguei uma pasta. Fui
encontrar a lixeira em /home/luciano/.local/trash/files. Criei um link
simbólico e coloquei-o em /home/luciano/Área de trabalho.

A questão ficou resolvida. Um link simbólico não é um lançador, mas
produziu o mesmo efeito. E se desejo que um link simbólico execute um
comando personalizado, em propriedades, na página "abrir com",,
aparentemente, posso refinar o meu comando.

Então, estou satisfeito com os links simbólicos. Ainda assim, permanece
a curiosidade. Como criar e editar lançadores? Em que medida lançadores
são mais eficazes do que links simbólicos?

Luciano