[Ubuntu-BR] 3G Tim

Anderson naufragoweb em hotmail.com
Sexta Julho 1 15:52:15 UTC 2011

Em 30-06-2011 22:21, Thiago Cavalcante escreveu:
> Alguém pode me ajudar?
>
> Tenho um TIM Web há +/- ano e vinha funcionando normalmente mas de uma hora
> para outra parou de funcionar. O SO detecta o modem normalmente mas aparece
> a mensagem "Rede GSM desconectada", tentei de duas formas:
>
> Conexão: TIM Padrão
> Número: *99#
> Usuário: tim
> Senha: tim
> Apn: tim.br
>
> Conexão TIM Alternativa
> Número: *99***1#
> Usuário: tim
> Senha: tim
> [...]
Seguinte, Thiago: eu atualmente estou usando o TIM web num ZTE MF180 (ou
MF190???) id 19d2:0117 identificado como Onda Communication S. p. A. .
No Ubuntu 11.04, que estou usando com o modem, cheguei a ter alguns dias
de instabilidade, com desconexões constantes da rede, mas depois de
atualizar o sistema, melhorou muito, o sinal está bem estável.
Porém, tem umas considerações a fazer: no TIM Web, depois de um certo
consumo (se eu não me engano 300 MB) a conexão cai de 300 Kbps para 56
Kbps. E a conexão é feita por um tipo de sorteio; se a rede estiver
muito congestionada, sem chance!
O que fazer? Aqui eu tentei dar uma melhorada com a adaptação de uma
antena externa. Não aumentou a velocidade, mas acabou as desconexões "do
nada". Fiz uma com uma caneta e com clipes de papel! Ficou legal !
Acredito que uma dessas mais "profissionais" devam até dar uma melhorada
na velocidade (será???).

http://almalivre.wordpress.com/2009/08/25/antena-3gwifi-profissional-com-caneta-bic-e-clipes-de-papel/

Outra: A sua conexão "TIM Alternativa" não vai funcionar. O numero de
discagem tem que ser o *99#. Agora, com essa APN, configure a rede para
trabalhar somente em modo 3G. Fica showww! Então você fica com as duas,
uma 3G e a outra para EDGE.

Mais uma: a grande maioria dos modens ZTE e Onda estão vindo sem aquela
antena interna ( deve ser economia na produção). A primeira vista,
parecem não ter conector para antena interna, mas tem sim! Dá uma
Googada na net que você verá o dito conector e o cabo para seu modem se
conectar à antena externa.

Blz? Abraços.