[Ubuntu-BR] ls no formato de lista longa - significado

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Sexta Julho 1 12:18:09 UTC 2011

2011/7/1 Jeferson Rodrigues <jeferod83 em gmail.com>

>  Agora, fiz um link simbólico para uma pasta, no caso
> /var/cache/apt/archives para dentro do /home. Não aumentou a contagem.

Perfeito. Só hardlinks que contam, e não softlinks (links simbolicos), pois
o que interessa eh a quantidade diretórios que apontam para o mesmo inode do
diretório "original" (com hard link não faz muito sentido dizer que o
primeiro eh o original, mas a ideia eh essa).

> Tentei fazer a criação de um hardlink para o mesmo diretório, e não
> funcionou.

Eu tb tentei e deu o mesmo erro. Eu não sei pq tá dando isso... Será que o
Ubuntu (ou distribuições mais modernas) criou alguma restrição a mais?

Restrição que existe eh que o hard link deve estar no mesmo sistema de
arquivos. No resto, faz um tempo que eu não mexo, então devo estar me
esquecendo de algum detalhe.

Bom, no mais, vc pode dar uma lida no Guia Foca tb:
http://www.guiafoca.org/cgs/guia/iniciante/ch-cmdv.html#s-cmdv-ln

Tentei criar o hard link com o root e a opção -d, mas tb não funcionou,
mesmo passando o caminho completo do diretório.

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos
Analista de Sistemas - Infraestrutura