[Ubuntu-BR] Entendendo o path do Ubuntu

Sexta Julho 1 10:53:06 UTC 2011

Bom dia,

É possível você colocar executáveis binários ou scripts shell dentro das
pastas contidas na variável PATH, que por sinal tem o mesmo funcionamento
dessa mesma variável de ambiente no Windows, porém você deve se certificar
de que cada arquivo está marcado com permissão para execução (chmod 755, por
exemplo).

Caso você queira que uma pasta do seu home seja mapeada dentro do PATH,
também pode, basta incluir nesta variável.

E ainda existe a possibilidade de você criar links simbólicos de aplicativos
dentro do seu home para uma das pastas incluídas no PATH, o funcionamento
vai ser o mesmo e vai funcionar 100%.

Abraços