[Ubuntu-BR] Movendo a estrutura de pastas do Dropbox

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Domingo Janeiro 30 21:17:05 UTC 2011

Eu não consegui utilizar o SqliteBrowser. O Orca, leitor de telas, é
compatível somente com janelas GTK2 e, como ele disse "inacessível",
então, presumo que não seja este o caso. De qualquer modo, fiz o que
sugeriu com a ferramenta de linha de comando sqlite3.

cd ./.dropbox
sqlite3 config.db "update config set
value='/home/luciano/Serviços/Dropbox' where key='dropbox_path'"

Com o gestor do Sqlite3, verifiquei que a tabela foi mesmo alterada. Mas
quando inicio o Dropbox com "dropbox start", ele diz algo como "Para
conectar o seu computador ao servidor do Dropbox, visite www.dropbox.com.

Ainda fiz uma tentativa, copiei a pasta antiga para o novo destino.
Havia um arquivo oculto .dropbox com algumas definições estranhas. Ainda
assim, não funcionou. O programa deve fazer algumas consistências no
banco e, quando alterei diretamente na tabela, infringi alguma regra.

Terei de esperar um pouquinho mais para ter esta funcionalidade. Não
importa. Assim, já está muito bom.

Mas o que ficou de aprendizado é que, manipulando diretamente as bases
de dados Sqlite e, parece-me que o Ubuntu a utiliza largamente, ainda
que, no presente caso não tenha funcionado, pode ser alternativa muito
interessante para contornar problemas de acessibilidade.

O Orca é um bom leitor de telas, mas é claro que, por ser ainda coisa
recente, não oferece suporte a diversos tipos de janelas. O Linux tem um
espírito tão libertário que a diversidade se manifesta até mesmo nas
interfaces gráficas. Ocorre que, para os leitores de telas, seria
conveniente um pouquinho menos de diversidade.

Bom, não importa: a mesma diversidade que põe o obstáculo é a que o
supera. É tudo questão de deixar os relógios correrem.

Luciano de Souza