[Ubuntu-BR] Permissões em diretórios e arquivos

UbuntuListas - GMail ubuntu.listas em gmail.com
Domingo Janeiro 30 12:13:55 UTC 2011

Desculpem, nem pensei nisso. Não acrescentar as duas linhas: início do
copy e fim:

# -----------------------------------------------início do copy
#!/bin/bash

find . -type f -exec chmod 644 {} \;
find . -type d -exec chmod 744 {} \;
# -----------------------------------------------fim do copy

Usar:
Colocar dentro de um arquivo: permissao.sh e dar permissão de execução,
levar ele para um diretório abaixo da que vai executar:

./permissao.sh nome_do_diretorio

Ele varre todo esse diretório e sub-diretórios e dá permissão aos
diretórios 744 e aos arquivos que encontrar dá permissão 644. Pode mudar
o valor da permissão se quiser. Eu queria (e pode ser melhorado) colocar
as variáveis $1 $2 $3, o primeiro ele captura o primeiro parâmetro que é
o diretório e verifica se é um diretório (if [ -d $1] then ...), o
segundo parâmetro se é um valor de permissão válido para a permissão e o
terceiro é um parâmetro de permissão para arquivos válidos, (pode ser
uma function), mas estou sem tempo de fazer isso agora, estou de viagem
marcada para São Paulo no dia 19/Fev e estou arrumando minhas coisas....
Alguém pode ver isso (se quiser).
Do jeito acima funciona bem. Outra coisa que eu poderia fazer é
verificar se o arquivo é um .sh ou .bin e marcar ele como executável,
etc... Mas acho que seria melhor fazer um programinha em Lazarus.
Noutra ocasião eu vejo isso.

Robson

Mais uma vez, obrigado.