[Ubuntu-BR] Ubuntu 10.10 - 64 bits ou 32 bits

Welson de Avelar Soares Filho wfilho em ice.ufjf.br
Quarta Janeiro 26 11:35:28 UTC 2011

Em 25 de janeiro de 2011 19:09, Andre Cavalcanteescreveu:

> Vamos supor 32 bytes por device: 614MiB/32byte =  20119552 dispositivos.
> Acho melhor você se informar mais.
>
> Se não quiser buscar em inglês, nos links que passei, tenta o guia do
> hardware:
> http://www.guiadohardware.net/guias/processadores-64bits/
> http://www.guiadohardware.net/tutoriais/memoria-ram/acesso-dados.html
>
> Se informe melhor e não confunda barramento de endereços com barramento de
> dados...
>
> Abraços,

Uai, não entendi a agressividade.
Eu não estou viajando e confundindo estes dois barramentos. Leia aqui também
e entenda o que o PAE faz:
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668496.aspx

E aqui na Wikipedia (ainda que, academicamente falando, a WKPD não seja uma
fonte confiável)
http://pt.wikipedia.org/wiki/E/S_mapeada_em_mem%C3%B3ria#Limites_de_mem.C3.B3ria

*"Neste sistema, os primeiros 32 KiB de endereço seriam distribuídos para a
memória de acesso aleatório (RAM), 16 K para a memória apenas de leitura
(ROM) e o resto para uma variedade de outros dispositivos, tais como timers,
contadores, chips de vídeo, dispositivos de som, etc."
*
E aqui também:
http://en.wikipedia.org/wiki/3_GB_barrier
http://en.wikipedia.org/wiki/3_GB_barrier#Memory_mapped_I.2FO_and_disabled_RAM

"*The BIOS and chipset are responsible for detecting these address conflicts
and disabling access to the RAM at those locations. Due to the way bus
address ranges are determined on the PCI bus, this disabling is often at a
relatively large granularity, resulting in relatively large amounts of RAM
being disabled.*"

Se eu não entendi errado, o que quer dizer com isso aí que te mandei é que
não se pode mapear toda memória de 4GB porque outros dispositivos são
mapeados em endereços iguais e com isso, uma parte da RAM é "perdida". Por
isso o PAE estende em 4 bits o endereçamento.

Este livro Computer Organization and Design Third Edition: The
Hardware/Software Interface explica muito bem o funcionamento da memória,
mesmo que seja a arquitetura MIPS32 a usada (foi o que usei na graduação).

Valew...

--
Graduando em Ciência da Computação - U.F.J.F.

Lattes: <http://lattes.cnpq.br/0220648760037625>