[Ubuntu-BR] [Off topic] Opinioes sobre o Zimbra e correio eletronico em geral

Gisele Neuls gisele.neuls em gmail.com
Quarta Janeiro 12 18:12:48 UTC 2011

oi, Welson

Acho que os colegas da lista podem te dar mais detalhes técnicos que
eu, mas uma coisa posso te dizer, por experiência com licitações de
serviços (embora para o terceiro setor e não para o governo): faça um
termo de referência do serviço o mais detalhado possível e inclua
condicionantes que não façam o contratante ficar refém da empresa
contratara para sempre.

De modo geral, em licitações você não pode colocar marcas de produtos
(ex. em vez de caneta BIC vc tem que colocar caneta esferográfica azul
de ponta arredondada), não sei se o mesmo se aplica para TI, vc pode
checar isso com o seu departamento jurídico. Você tem que detalhar ao
máximo o serviço. Vc pode, por exemplo, exigir que seja feito em
softwares de código aberto/open souce, pode exigir que a empresa te
entregue o código e um manual de uso de todas as funcionalidades (já
vi sistema de alimentação de conteúdos sem manual que em pouco tempo
ninguém mais sabe como operar), etc etc.

Pense em todos os detalhes de tudo que vc já teve de problemas na vida
com isso e faça um edital de licitação detalhado a ponto de você
tentar evitar esses problemas no futuro e, se possível, algo robusto o
suficiente que não precise ser refeito em dois anos, o que é um grande
mal das licitações do serviço público.

Boa sorte
Gisele

Quando fiz os termos de referência