[Ubuntu-BR] Customização - Inicialização mais rápida

Segunda Fevereiro 28 18:18:22 UTC 2011

2011/2/28 Leandro Marino <leandromarino em leandromarino.com.br>

> Caros,
>
> gostaria de saber tirar uma dúvida com vocês.
>
> Estou querendo personalizar um ubuntu apenas para acessar coisas muito
> rapidamente. O que eu quero dizer com isto, gostaria de deixar apenas
> o básico do básico para ser instalado e com isto ganhar velocidade de
> boot. Como poderia fazer isto?
>
> Só preciso de Internet (Wifi e Cabo) + Terminal + Navegador de internet.

Neste caso, pensas em ficar mesmo com o Ubuntu?

> Alguém tem o link para algum tutorial?

Tuto:

1) Instala a partir do cd do server somente o sistema básico
2) Instala o X
3) Instala o gdm, kdm ou xdm se precisar boot gráfico (se não podes usar
startx a partir do console)
4) Instala gnome ou outro gerenciador de janelas (se queres mesmo rapidez:
flubox ou window maker)
5) Instala o FF
6) Cria um atalho no desk para o FF e o terminal
7) Talvez queiras algumas ferramentas de configuração (escolhe-as e
instala-as)
8) Talvez queiras algum outro software.

Note que os softwares em si não alteram o boot, somente serviços, que neste
caso, não há (exceto o X claro)
Talvez tu consigas o que tu queres com 1G ou menos.

Depois podes gerar um CD com o remastersys.

E só!

André Cavalcante
Almada, Portugal
Ubuntu User number # 24370