[Ubuntu-BR] Questão com compartilhamento de pastas no Ubuntu 10.04

Humberto Fraga xisberto em gmail.com
Quarta Fevereiro 23 12:35:53 UTC 2011

Em 23 de fevereiro de 2011 01:18, Fabiano Garcia Fonseca <
fabiano.nh em gmail.com> escreveu:

> A questão que trago, é que quando acesso uma pasta compartilhada na rede e
> dentro desta pasta crio uma outra e nela coloco alguns arquivos, o usuário
> que está na máquina só consegue ter acesso para leitura desses arquivos.
>
> Então, como eu faria para permitir a leitura e escrita nesta pasta e
> arquivos?

A questão, Fabiano, é investigar como estão sendo gerados o usuário, os
grupos, e as permissões. Você que entende do assunto, faça testes para
descobrir que usuário está logando e como está configurado o umask dele
(quando vários usuários escrevem na mesma pasta, o umask se torna bastante
importante).

Já postei na lista anteriormente que tenho um artigo bem velhinho sobre o
uso de pastas por vários usuários:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Configurando-uma-pasta-compartilhada-para-os-usuarios-do-seu-Linux

A dica é bem antiga, mas uso até hoje lá em casa.

--
Humberto Fraga
http://lixaonerd.wordpress.com