[Ubuntu-BR] Questão com compartilhamento de pastas no Ubuntu 10.04

Fabiano Garcia Fonseca fabiano.nh em gmail.com
Quarta Fevereiro 23 04:18:49 UTC 2011

Prezados

Possuo na rede algumas pastas compartilhadas e com acesso para leitura e
escrita. Até aqui tudo normal...

A questão que trago, é que quando acesso uma pasta compartilhada na rede
e dentro desta pasta crio uma outra e nela coloco alguns arquivos, o
usuário que está na máquina só consegue ter acesso para leitura desses
arquivos.

Então, como eu faria para permitir a leitura e escrita nesta pasta e
arquivos?

Teria que fazer acesso SSH para isso ou teria uma forma de fazer pelo
Nautilus?

Se tivesse uma solução via Nautilus seria muito bom, pois tenho alguns
usuários com pouca intimidade com o computador e ter que explicar um
acesso SSH e as permissões de pastas e arquivos será um transtorno.

Em tempo, pesquisei alguma coisa no google, mas não localizei exatamente
o que preciso.