[Ubuntu-BR] Ponderando a criação de uma conta de usuário

Luciano de Souza luchyanus em gmail.com
Domingo Fevereiro 20 22:33:28 UTC 2011

O leitor de telas oferece boa interação com a interface gráfica, mas o
seu funcionamento ainda é um tanto tempestuoso em muitas telas. Sou
iniciante em Linux e também em Orca. A acessibilidade depende de um
aspecto objetivo dado pela capacidade do Linux e do Orca em oferecerem
informações  acessíveis, mas  também um aspecto subjetivo dado pela
perícia com que o usuário se vale dos recursos de acessibilidade que
estão disponíveis. Então, ainda não estou plenamente apto a avaliar as
capacidades do Orca.

Fazer tarefas por meio da linha de comando é, por vezes,  desnecessário,
mas como nem sempre consigo avaliá-lo, acabo por optar pela linha de
comando por saber que é um caminho certo e que não terei de formular a
pergunta novamente. Mas testei o presente caso. A criação de usuários
pela interface gráfica é mais simples do que pela linha de comando.

O Orca já faz muita coisa. Basta dizer que são acessíveis: Gedit,
Writer, Calc, Firefox, Nautilus, Thunderbird, Rythmbox, Audacious,
Audacity, Planer, Tomboy, Zim, CHMSee, GNU Cash, Gnome Baker, Pidgin,
Ekiga, Gwget, SoundConverter, Eclipse, etc. Já não é uma lista tão
pequena. Ser acessível não quer dizer que dá para fazer tudo, mas que
todos eles são utilizáveis com maior ou menor conforto.

Penso que o Linux ofereça aos leitores de telas alguns desafios. Quem
programa para windows utiliza-se basicamente de uma interface Window
Forms. Sim, há GTK, TK, QT e Wx no Windows, mas Window Forms é algo tão
predominante que, aos leitores de telas, ser compatível com Window Forms
já é garantia de sucesso.

No Linux, há uma convivência entre muitas interfaces gráficas. Leitores
de telas terão de interagir de modo diferente com cada uma delas. Para
mim, esta é uma desvantagem. Mas é claro que há também vantagens. O fato
de o código fonte das aplicações ser aberto, provavelmente facilita ao
desenvolvedor do leitor de telas entender como funciona o aplicativo com
o qual o leitor de telas tem de interagir. Além disso, no Windows, há a
obsolescência programada. Quantas foram as vezes em que me considerei
feliz em ter encontrado um programa e, ao atualizar o Windows, ele
deixou de ser compatível? Não creio que o Linux está inteiramente
preservado deste problema, mas sem dúvida, o efeito é muito menor.
Então, se um novo aplicativo torna-se acessível, creio que se soma aos
aplicativos acessíveis que já existem. Embora a oferta de programas
acessíveis seja menor, penso que o fato de a obsolescência fazer menos
vítimas, no médio a longo prazo, tornará o Linux o melhor sistema para
usuários de leitor de telas.