[Ubuntu-BR] Com o Linux, acesso bancário realmente seguro?

Felipe Alexandre Ferreira felipebanger em gmail.com
Sexta Fevereiro 18 18:23:06 UTC 2011

Na verdade me parece que teoricamente isso seria possível se você
estivesse numa rede, wireless por exemplo, não confiável, que use um
falso servidor dns. Me parece que é possível criar um falso acess
point. Ou então se você por conta própria configurou para usar um
servidor dns desconhecido.. Agora numa conexão confiável, ou em casa,
acho que seria paranoia, só se invadirem o servidor dns do teu
provedor.
mas o pessoal falou tudo.  a maioria desses ataques são ou pishing
scan por email, ou no máximo algum vírus ou malware que tenta hackear
sua conta. Mas nada garante que não possa ser descoberta e usada uma
falha de segurança no firefox ou chrome (aí ainda vc teria que visitar
alguma página com código malicioso, mas as vezes uma falha de
segurança em alguma rede social poderia facilitar isso) ou mesmo uma
falha de segurança do sistema operacional (mas teriam que pegar seu ip
de alguma forma, e poderia ser barrado por firewall talvez).
O elo fraco é sempre o computador do usuário, esses bancos usam tuneis
seguros com várias criptografias, então o trajeto é confiável, e os
computadores do banco também, pois investem muito em segurança.
Se você  manter o sistema sempre atualizado, não fizer alguma
configuração que deixe o sistema vulnerável, não cair nessa de
contatos por email,  não precisa ter muito medo.
Eu pessoalmente uso tranquilo internet banking, mas somente no linux.
Nunca confio 100% no windows. Principalmente quando os usuários
instalam programas piratas.

Nada é 100% seguro, mas acho mais perigoso me assaltarem indo ao banco
fisicamente rs. Pelo que sei (corrijam-me se tiver errado) a lei lhe
dá o benefício da dúvida em caso de qualquer transação online que você
alegue não ter feito, e o banco deve lhe devolver o dinheiro.